Dicas para um ensaio perfeito.
Dicas para um ensaio perfeito.
04 DICAS PARA TORNAR O SEU ENSAIO PERFEITO
Olá, eu acredito que as minhas dicas possam evitar imprevistos e surpresas relacionadas a perfeição do seu ensaio fotográfico, sou muito grato por ter você aqui como leitor, isso quer dizer que a minha experiência está gerando frutos que interessam outras pessoas. Nesses três anos de carreira acumulei diversos momentos, mas nem todos foram de alegria, passei por situações em que quase tudo não saiu como o esperado, essas situações são desesperadoras e inesquecíveis! Com o passar do tempo, eu acabei tendo muita história para contar, sempre relato aos meus clientes os episódios de eventualidades, para tentar impedir que eles se repitam. Assim, resolvi escrever este material que considero a junção das cinco melhores dicas que eu posso estar oferecendo a você, espero ajudar, afinal de contas, o dia do ensaio costuma ser algo muito esperado e os imprevistos não podem decepcionar você. Desejo que as suas fotos fiquem perfeitas!
Lembrando que as dicas fazem parte da minha experiência individual como fotógrafo, ou seja, o que eu acredito ser o ideal, por isso, elas podem ou não fazer sentido para você. Então vamos lá, preste bem atenção!
#01: Contrate um fotógrafo que você tenha conexão
A palavra conexão tem como sinônimo: ligação, união, vínculo. Tanto a palavra como os sinônimos remetem à ligação do fotógrafo com o seu cliente ou vice-versa, a relação de confiança entre ambas as partes! Conexão, talvez seja a palavra mais comum entre todos os fotógrafos e até mesmo entre os profissionais que precisam manter contato direto com pessoas. Você deve estar perguntando-se por que essa dica está em primeiro lugar e o que seria ter conexão com alguém, não é mesmo?
Está em primeiro lugar, pois considero a dica mais importante. Estar conectado com o seu fotógrafo significa que seus pensamento estão ligados aos dele, que vocês dão valor para as mesmas coisas e que tudo que faz sentido para um, faz para o outro. E por que isso faz tanta diferença na fotografia? Para nós, fotógrafos, ter liberdade e segurança na hora de realizar o nosso trabalho permite que a nossa mente possa ter liberdade artística.
Se você não se preocupar com o que o seu fotógrafo está criando e se você passar segurança, ele também não ficará preocupado, isso faz com que tudo caminhe na direção do resultado perfeito. Caso não se sinta confiante em relação ao profissional que você contratou, é possível tentar identificar-se com o trabalho e com a pessoa do fotógrafo por meio das redes sociais.
#02: Arrume os looks e acessórios com antecedência
Parece algo básico, não é mesmo? Em 80% dos casos, as pessoas deixam para organizar os looks no dia do ensaio e isso acaba sendo muito ruim, pois alguma peça de roupa pode precisar de um ajuste e você pode não encontrar aquele acessório tão importante.
Nós temos alguns looks que levamos junto com a gente para o ensaio, mas sempre recomendo aos meus clientes que provem os looks completos em casa, pelo menos uma semana antes do ensaio. Já que, é melhor se olhar no espelho, com calma, sentir se a roupa é confortável, olhar se precisa ajustar ou até mesmo comprar algo, caso você prove um dia antes, as chances de acontecer imprevistos serão maiores. Tome muito cuidado para que a tonalidade das roupas sejam parecidas, se for um ensaio de casal ou gestante.
Depois de definir todos os looks, uma dica muito boa é levar todos eles separados e completos. Sabe aqueles saquinhos de cozinha que usamos para guardar comida? Use eles para guardar roupas e acessórios separados, isso facilitará na hora de escolher o que usar.
#03: Leve água e pequenas porções de comida
Fotografar pode ser cansativo, alguns fotógrafos gostam de sair cedo e trabalhar durante o dia todo, a maioria dos locais perfeitos para fotos são no meio da natureza, por isso são mais reservados e costumam não ter acesso à alimentação. Então, é importante que você leve água, frutas, ou alimentos de fácil manuseio.
Passar muito tempo sem comer pode acabar deixando todos indispostos e com dor de cabeça e isso pode levar ao fracasso do ensaio!
#04: Leve filtro solar e repelente
Nossos ensaios são sempre em parques ou cidades onde há uma enorme vegetação, mas independentemente de onde for o seu ensaio, leve sempre filtro solar e repelente, nosso clima está cada vez mais maluco, muda de uma hora para outra. O filtro solar ajudará a evitar os vermelhidões, no caso de ficar exposto ao sol por muito tempo. Marca de óculos e roupas são comuns principalmente quando se trata do verão, por isso o filtro é algo indispensável. O repelente, em caso de fotografar na natureza, matas, sítios, serra ou em locais perto de rios é de suma importância para que os mosquitos indesejáveis não sejam um problema, pois é chato demais ser picado por um deles durante as fotos. Confesso que com todos esses cuidados eu ainda volto pra casa com alguns deles.
Só essas quatro dicas acredito que já deu pra ter uma ideia de como funciona o ensaio pra nós. Porém eu resolvi deixar mais uma dica, a dica bônus para os amantes dos bichinhos.
Bônus: Leve alguém para cuidar do seu animal de estimação
Considerados como filhos por muitas pessoas, os animais de estimação são sempre um show nos ensaios, eles dão um toque especial para as fotos. Mas, é importante lembrar de alguns detalhes essenciais para o bem estar deles.
Leve alguém para cuidar do seu animal, enquanto ele não está sendo fotografado, algumas fotos, você fará sozinha, ou somente com o seu esposo, por isso precisa de alguém para dar atenção ao seu bichinho, isso deixará você mais tranquila. Lembre-se de levar água e ração para que sede e fome não sejam motivos de stress para o animal.
Essas são cinco dicas e não quatro que considero as mais importantes, espero que elas possam ajudar a tornar o seu ensaio o mais perfeito possível. As dicas podem mudar de pessoa para pessoa e não há nada de errado nisso, o mais importante é que você tente minimizar os possíveis problemas.
Curta muito esse dia, ele é único e vai passar voando, sorria e aproveite!
Forte abraço, Pedro Orley